UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA – UFSB
CAMPUS PAULO FREIRE
COMPONENTE CURRICULAR: MICRO BIOLOGIA- NOÇÕES
BÁSICAS
QUADRIMESTRE: 2019.2
DOCENTE: PROF. DR. MARCELO LOUREIRO
DISCENTE: SAMARA RODRIGUES MARCELINO
Fungos Endofíticos e seus Benefícios para as Plantas
Fungos Endofíticos e seus Benefícios para as Plantas
Teixeira de Freitas BA
2019
O que são fungos Endofíticos?
Um endófito é um endossimbionte, muitas vezes uma bactéria ou fungo que vive dentro de uma planta por pelo menos parte de sua vida sem causar nenhuma doença aparente, ou seja, sua presença é assintomática nos vegetais, ocorrendo em todo o território terrestre. Os fungos endofíticos são uma fonte importante na obtenção de metabólitos secundários. Em sua maioria, pertencem ao filo Ascomycota, habitando um nicho ecológico semelhante aos fitopatógenos. Normalmente, os endófitos são ubíquos e, até hoje, foram encontrados em todas as espécies de plantas registradas, sendo a maioria das relações ainda não bem compreendidas. A espécie hospedeira pode ser infectada pelo endófito tanto horizontalmente por lesões naturais e artificiais ou verticalmente pelas sementes do hospedeiro.
(LeveduraEndofítica-Cryptococcus lamentii - em estômato de
citros).
O termo “endófito” refere-se a qualquer micro-organismo que vive nos tecidos de
plantas, diferente dos epifíticos que habitam a superfície dos vegetais. Os endófitos também são conhecidos por crescer dentro de liquens e algas. Muitas gramíneas economicamente
importantes carregam endófitos fúngicos, sendo que alguns demonstram o
potencial de melhorar as taxas de crescimento e outros podem causar doenças
humanas. Esses fungos possuem várias funções, como proteção do vegetal contra insetos, produção
de antibióticos e outros medicamentos, proteção do vegetal contra o ataque de
herbívoros e produção de substâncias que diminuem a atratividade da planta.
Estudos dessa área demonstram que existem mais de 1 milhão de fungos endofíticos no momento, os quais evidenciam ser extremamente diversos. Levando em consideração toda essa diversidade, há muitos medicamentos e usos diferentes de endófitos na vida cotidiana: medicamentos antifúngicos, avanços culturais como a manipulação de plantações, tornando-as maiores e de crescimento acelerado, medicamentos virais, produções de biocombustíveis e tratamento anticâncer, mercado iminente de pesquisa dos endófitos.
(Bacillus subtilis - endofítico produtor de antibiótico com ação contra o fungo fitopatogênico Rhizoctonia solani).
(Actinomiceto crescendo a partir de ramos de citros desinfetados superficialmente).
Curiosidade:
* Fungos endofíticos podem ser detectados por exame microscópico direto dos tecidos vegetais, e isolados a partir do hospedeiro. (Chapla, V. M. et al).
Um grande exemplo de endófitos fúngicos usados para beneficiar as plantas e a agricultura são as plantações de tomate cultivados na Holanda, as quais produzem os maiores rendimentos de tomate do mundo. As demandas dos consumidores não apenas estimulam a produção, mas também impulsionam a qualidade do tomate e a sustentabilidade de seu cultivo.
Instituições de pesquisa e empresas têm trabalhado para minimizar, ou mesmo abolir completamente, a aplicação de produtos químicos necessários para combater as diferentes pragas que se alimentam das plantas de tomate. De todas as espécies que atacam essas plantas, as moscas brancas são consideradas as mais nocivas. Elas foram uma das primeiras espécies de pragas a serem controladas biologicamente com vespas parasitas usadas em grandes escalas desde o início dos anos setenta.
Atualmente, o controle da mosca branca depende principalmente da ação de insetos predadores do gênero Macrolophus que substituem completamente as vespas parasitas quando sua população atinge a sua força total no final da primavera. Esses predadores generalistas mostram uma clara preferência pelas moscas brancas, mas, ao contrário dos parasitoides, também comem outras espécies importantes de pragas, como ácaros e pulgões. Isso os torna agentes de controle biológico muito versáteis.
(Inseto Macrolophus que
auxilia a predar as moscas brancas)
Enquanto os insetos do gênero Macrolophus também podem se alimentar de componentes vegetais, como a seiva da planta, isso raramente resulta em danos reais às culturas. É necessário destacar que o controle biológico da mosca branca ainda é frequentemente problemático durante o inverno e a primavera. O controle da mosca branca durante todo o ano, portanto, requer uma abordagem um pouco diferente, combinando a ação de inimigos naturais com a de outros agentes bióticos.
Os endófitos são um grupo promissor de agentes bióticos, pois podem auxiliar as plantas a melhorar seu sistema de defesa contra pragas. Esses endossimbiontes, por serem muito comuns e variáveis, apresentam um grande potencial na área da botânica. Após uma série de experimentos para testar o efeito da aplicação de endófitos de tomate diante as moscas brancas e suas relações com o inseto Macrolophus, descobriu-se que o crescimento do endófito fúngico usado para inocular raízes de tomate permanece restrito às raízes, mas desencadeia um sistema de defesas na parte da planta que está acima do solo.
(Inseto
Macrolophus que auxilia a predar as moscas brancas)
Notavelmente, a eficiência dos insetos pode ser melhorada pela aplicação de endófitos, já que foi observado que o inseto Macrolophus era difundido pelas plantações de uma forma mais eficaz na presença do endófito. Acredita-se que esse fungo torna o tecido vegetal menos apetitoso para o Macrolophus, que é então forçado a mudar de um hábito alimentar onívoro para um hábito alimentar mais carnívoro. A aplicação combinada dos endófitos e insetos Macrolophus também resultou em maior número de frutos de tomate sem afetar sua qualidade e sabor.
CONSIDERAÇÕES.FINAIS
Observa-se que os fungos endofíticos tem demonstrado muitos benefícios não apenas para as plantas, mas também para os seres humanos. Como citado anteriormente, os fungos endofíticos possuem diversas funções, como a proteção do vegetal contra insetos, produção de antibióticos e outros medicamentos, proteção do vegetal contra os ataques de herbívoros. Percebe-se, dessa forma, o enorme potencial desses micro-organismos, os quais podem, por exemplo, revolucionar totalmente a área da agricultura e da saúde. No entanto, os conhecimentos relacionados as atribuições características desses organismos ainda necessitam de maior atenção e investimentos para mais pesquisas com o intuito de compreender melhor as características e formas de otimizar esses fungos.
Observa-se que os fungos endofíticos tem demonstrado muitos benefícios não apenas para as plantas, mas também para os seres humanos. Como citado anteriormente, os fungos endofíticos possuem diversas funções, como a proteção do vegetal contra insetos, produção de antibióticos e outros medicamentos, proteção do vegetal contra os ataques de herbívoros. Percebe-se, dessa forma, o enorme potencial desses micro-organismos, os quais podem, por exemplo, revolucionar totalmente a área da agricultura e da saúde. No entanto, os conhecimentos relacionados as atribuições características desses organismos ainda necessitam de maior atenção e investimentos para mais pesquisas com o intuito de compreender melhor as características e formas de otimizar esses fungos.
Para ter certeza
que aprendeu sobre os fungos Endofíticos. Responda as questões:
Vamos lá então?
1. Fungos Endofíticos são capazes de:
Vamos lá então?
1. Fungos Endofíticos são capazes de:
a) produzir vacinas antibióticas como a penicilina
b) atacar as células cardíacas dos seres humanos
c) sobreviver no interior do tecido de plantas
d) se alimentarem dos nutrientes produzidos pelos insetos
2. Os Fungos Endofiticos tem uma relação de
____ com os vegetais:
a) proto-mutualismo
b) inquilismo
c) parasitismo
d) endossimbiose
3. Os Fungos Endofíticos são uma fonte
importante na obtenção de:
a) Metabólitos secundários
b) Compostos inorgânicos
c) Material oxidante.
d) Componentes fotossintetizantes
4. Organismos Epifíticos vivem:
a) Dentro das células de vegetais
b) Na superfície de matéria inorgânica
b) Na superfície de matéria inorgânica
c) Na superfície dos tecidos dos vegetais
d) Nas fibras musculares dos animais
5. A maioria dos Fungos Endofiticos fazem
parte do filo:
a) Zygomycota
b) Ascomycota
c) Basidiomycota
d) Deuteromycota
6. Os Fungos Endofíticos ocorrem em:
a) Espaços ricos em oxigênio
b) Regiões quentes e úmidas
c) Regiões específicas na superfície terrestre
d) Todo o território terrestre
7. Pôde-se encontrar os Fungos Endofíticos em
todos seres abaixo, EXCETO:
a) Musgos
b) Plantas Vasculares
c) Cianobactérias
d) Samambaias
8. A espécie hospedeira pode ser infectada
pelo Endófito:
a) Horizontalmente por lesões naturais
b) Horizontalmente por lesões artificiais
c) Verticalmente pelas sementes do hospedeiro
d) Todas as opções acima
9. Os Fungos Endofíticos tem várias funções,
EXCETO:
a) Proteção do vegetal contra insetos
b) Produção de antibióticos e outros medicamentos
c) Produção de substâncias que aumentam a atratividade da planta
d) Proteção do vegetal contra ataque de herbívoros
10. Os Fungos Endofíticos habitam um nicho
ecológico semelhante aos/às:
a) Protozoários
b) Cianobactérias
c) Fitopatógenos
d) Algas unicelulares
Gabarito
1:C 2:D 3:A 4:C 5:B 6:D 7:C 8:D 9:C 10:C
Gabarito
1:C 2:D 3:A 4:C 5:B 6:D 7:C 8:D 9:C 10:C
A seguir estão alguns vídeos adicionais para se aprofundar mais sobre esse assunto:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAPLA, Vanessa M. BIASETTO Carolina R. ARAUJO, Angela. Fungos Endofíticos: Uma Fonte Inexplorada e Sustentável de Novos e Bioativos Produtos Naturais. Rev. Virtual Quim., 2013, 5 (3), 421-437. Data de publicação na Web: 11 de novembro de 2012
CHAPLA, Vanessa M. BIASETTO Carolina R. ARAUJO, Angela. Fungos Endofíticos: Uma Fonte Inexplorada e Sustentável de Novos e Bioativos Produtos Naturais. Rev. Virtual Quim., 2013, 5 (3), 421-437. Data de publicação na Web: 11 de novembro de 2012
GONZALEZ, Francisco et al. New opportunities for the integration of microorganisms into biological pest control systems in greenhouse crops. Journal Of Pest Science, [s.l.], v. 89, n. 2, p.295-311, 21 mar. 2016. Springer Nature.
Metabolites. In: BUCHANAN, B.; GRUIS, W.; JONES, R.
Biochemistry and Molecular Biology of Plants. Rockville, Maryland: American
Society of Plant Physiologists, 2000
SILVA, Igor Pereira. Fungos Endofíticos: Fonte Alternativa a metabólitos secundários de plantas. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; p. 2014.
SILVA, Igor Pereira. Fungos Endofíticos: Fonte Alternativa a metabólitos secundários de plantas. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; p. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário